sexta-feira, 2 de maio de 2014

Governo gaúcho assina acordo com Banco Mundial e FGV para criação do Observatório de Participação e Governança em Rede



O Governo do Estado, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Banco Mundial firmaram, nesta sexta-feira (2), no Palácio Piratini, o documento que estabelece as bases para a criação do Observatório de Participação e Governança em Rede (OPGov.net). O governador Tarso Genro, a diretora do Banco Mundial para o Brasil, Deborah Wetzel, e o diretor da Diretoria de Análise de Políticas Estratégicas da FGV, Marco Aurelio Ruediger, assinaram o memorando de entendimento que institui uma rede internacional voltada à disseminação de boas práticas relacionadas à participação e governança digital.

Com investimentos previstos de US$ 4 milhões - cujos recursos fazem parte do empréstimo de US$ 480 milhões firmado entre Estado e Banco Mundial há dois anos -, o observatório vai apoiar o uso de tecnologias voltadas à participação dos cidadãos. A ferramenta prevê ainda o trabalho articulado de diferentes instâncias governamentais para colaborar na pesquisa, facilitação e implementação de políticas públicas inovadoras relacionadas a governo aberto, transparência, cultura digital, democracia em rede e temas correlatos.

Ao ressaltar as políticas públicas voltadas à cidadania, o governador disse que o Estado inovou ao criar diversos canais de comunicação, como o Gabinete Digital. Tarso lembrou ainda da constituição da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), considerada a primeira experiência de uma empresa pública controlada pelos seus destinatários. "Todo seu planejamento, toda ação cotidiana é controlada por conselhos de cidadãos nos polos de pedágios que essa empresa é constituída para gerenciá-los e organizá-los", afirmou.

Secretário-geral de Governo e coordenador do Gabinete Digital, Vinícius Wu explicou que a criação do observatório pode se transformar numa referência importante para o recolhimento de dados sobre experiências que estão sendo desenvolvidas no mundo. "Agora, após a aprovação do Marco Civil, abre-se uma nova etapa sobre a discussão da governança da internet, a adoção de tecnologias para promover a cidadania. E o RS assume dessa maneira uma posição de vanguarda muito importante também para o desempenho e a disseminação de boas práticas neste terreno da governança e da transparência".

A diretora do Banco Mundial para o Brasil, Deborah Wetzel, destacou que o acordo formaliza o trabalho da instituição sobre Governança Digital e transparência, e permite avaliar a participação dos cidadãos junto às políticas implementadas pelo governo. "Estamos apoiando pesquisas para avaliação de impacto sobre essas coisas. Tem um lado prático, de informação e de transparência, além da questão de governança, e como esse tipo de coisa pode avançar no futuro".


Políticas públicas

O foco inicial será em iniciativas brasileiras – na esteira do expressivo avanço no tema da governança da internet representado pela aprovação do Marco Civil. A intenção é proporcionar um espaço de intercâmbio entre as experiências mais bem sucedidas em âmbito internacional. O Gabinete Digital do Governo do Estado do RS foi escolhido como o primeiro partícipe da etapa inicial de conformação da rede e será uma das referências de tecnologias de participação digital.

O diretor de Análise de Políticas Estratégicas da FGV, Marco Aurélio Ruediger, também valorizou a “construção de um modelo que possa ser reproduzido em todo o país” e ressaltou a parceria entre a FGV e o Governo do RS. A Fundação Getúlio Vargas participou da concepção e orientou o mapeamento do primeiro planejamento estratégico do Gabinete Digital, ainda em 2011, quando foi criado o instrumento de participação digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em três anos, a iniciativa conquistou quatro prêmios nacionais e dois internacionais, incluindo um concedido pelo Banco Mundial.

Texto: Felipe Bornes Samuel Edição: Redação Secom (51) 3210.4305
http://www.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário