quarta-feira, 7 de maio de 2014

Pré-candidatura (II)



Crítica & Autocrítica - nº 99

*Extratos do discurso da Presidenta Dilma, semana passada, no 14 Encontro Nacional do PT, realizado em São Paulo/SP, oportunidade em que foi aclamada pré-candidata à reeleição pelo partido:

"Companheiras e Companheiros,

Eu quero falar para vocês algo que está engasgado na minha garganta. Algo que está guardado no meu peito de cidadã brasileira.

Eu não fui eleita para arrochar salário de trabalhador!

Eu não fui eleita para virar as costas para os pequenos empreendedores do nosso País!

Eu não fui eleita para desempregar trabalhadores e trabalhadoras do Brasil!

Eu não fui eleita para vender ou mudar o nome da Petrobras e entregar o Pré-sal!

Eu não fui eleita para mendigar dinheiro no FMI!

Eu não fui eleita para tornar a saúde do Brasil um privilégio de alguns!

Eu não fui eleita para fazer da Educação um caminho estreito!

Eu não fui eleita para varrer a corrupção para debaixo do tapete, como faziam!

Eu não fui eleita para colocar, de novo, o país de joelhos, como eles fizeram!

Eu não fui eleita para trair a confiança do meu povo!

Eu fui eleita para governar de pé e com a cabeça erguida. E é isso que eu vou continuar a fazer, ao lado do povo brasileiro e com a ajuda dessa militância incrível que sempre nos dá forças e inspiração!"  (...)
...  
*“O medo que eles têm é que a Dilma seja reeleita e em 2018 o Lula volte. É uma insanidade”, classificou o ex-presidente. Ele fez as afirmações no 14º Encontro Nacional do PT realizado no fim de semana em São Paulo – aberto na 6ª feira e encerrado no sábado pp. Mas essa parte, relativa aos José Dirceu e Genoino, a mídia não registrou. 
Não veiculou nem publicou uma palavra a respeito. Preferiu manter o silêncio sepulcral que segue diante da ilegalidade cometida contra o ex-ministro José Dirceu, prestes a completar seis meses de prisão em regime fechado quando nunca foi condenado a isto e já deveria estar autorizado a cumprir a pena em regime semiaberto – trabalho externo – como manda a lei e como já foram autorizados os demais 24 sentenciados da #AP470. (do Blog do Zé)
...
*Pré-candidatura I - Gostaria de socializar com os amig@s e comp@s que fiquei muito honrado pelo fato do meu nome ter sido lembrado - e indicado - por um expressivo número de companheir@s militantes do Partido dos Trabalhadores do RS (partido do qual tenho imenso orgulho de ter sido um dos fundadores) para concorrer a uma vaga na AL/RS (ou na Câmara Federal) nestas eleições (sendo que, na semana passada, meu nome foi também oficializado pela Executiva do PT/RS como integrante da relação dos pré-candidatos).

Como sempre entendi que uma candidatura (sobretudo 'de esquerda') não deve ser 'pessoal' (nem representar a si mesmo, mas sim a um conjunto de militantes e setores sociais vinculados a uma plataforma política consistente), pedi um prazo para refletir e debater essa possibilidade de forma mais ampla com @s companheir@s, especialmente com os 'independentes' (entre os quais hoje me situo no PT), com os integrantes da articulação 'Diálogo Petista' e com a corrente 'O Trabalho' do PT (cuja linha central de atuação é a luta pela Reforma Política via Constituinte Soberana, pela denúncia das articulações da direita e da mídia conservadora contra nossos governos, da farsa da AP 470 e dos recentes - e crescentes - ataques contra a Petrobras e ao Gov. Dilma, enfatizando ainda - o 'DP' - que o PT priorize ações no sentido que retorne a 'agir como antigamente agia, em defesa dos interesses da maioria do povo e da soberania nacional'). 
...
* A propósito, para participar de um importante Encontro do 'Diálogo Petista' e do Ato Nacional pelo plebiscito p/'Constituinte Exclusiva que faça a Reforma Política', estarei no próximo final de semana em São Paulo.
Então, feito o registro, informo que agora vamos aprofundar esse debate com os comp@s de todas as regiões do Estado que interesse nessa pauta tiverem - com muita satisfação, mas com os 'pés no chão' e, sobretudo, com muita responsabilidade.
O prazo para definição das candidaturas petistas no RS se esgota no Encontro Estadual do partido, que será realizado no final de maio em Porto Alegre. 
...
Pré-candidatura II - Estive em Santiago/RS no início desta semana realizando uma forte agenda profissional (e política!).
A segunda-feira foi priorizada p/agendas com clientes do nosso Escritório de Advocacia. Mas, ainda assim, deu tempo de dar uma 'escapada' e assistir uma boa parte da reunião da Câmara de Vereadores.
O companheiro vereador Sergio Marion, Líder da Bancada do PT, surpreendeu-me durante seu pronunciamento da tribuna com uma efusiva saudação, destacando minha trajetória política e minha possível candidatura à dep. estadual nestas eleições.
A propósito disso, informei aos companheir@s e amig@s (vários, com quem dialoguei) que estamos 'amadurecendo' essa discussão (coletivamente); o prazo final p/decisão s/candidaturas pelo PT será durante o Encontro Estadual do partido, no final deste mês. Até lá, 'muita água' vai passar por baixo da ponte'...
O momento, portanto, é de reflexão, avaliação - e de muito diálogo - com os companheiros e companheiras petistas e/ou simpatizantes. 
... 
* 'Criei um problema' para o meu amigo jornalista Wolmer Jardim. Vejam essa, extraída do Blog .Pontofinal., por ele – competentemente – editado: “JÚLIO GARCIA ME CRIA UM PROBLEMA -  Meu amigo Júlio Garcia, de Santiago, sem querer poderá me criar um problema. Acontece que eu já estava com meu candidato a deputado estadual praticamente definido, mas agora o Júlio me informa que seu nome foi relacionado por seu partido, o PT, como pré-candidato nas eleições proporcionais deste ano. Se a opção for por uma disputa à Assembléia, está configurado o impasse, me colocando na sinuca de ter de escolher entre ele e o outro nome já cogitado mas ainda não sacramentado.” (...)  - Esse é um ‘bom problema’, caro Wolmer, que, vindo de ti,  me deixa  muito satisfeito e  lisonjeado. Obrigado pela força, decida tranquila e serenamente -  e receba meu grande abraço! (Por Júlio Garcia, especial para 'O Boqueirão Online')

Nenhum comentário:

Postar um comentário