quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PT cresce e se fortalece com a confiança do povo brasileiro



  
    Por Jilmar Tatto*

O balanço das eleições municipais do dia 7 evidenciou mais uma vez a consolidação do crescimento do Partido dos Trabalhadores. A despeito da repetição dos ataques da mídia conservadora contra o PT, com fins políticos e eleitoreiros, os números - mesmo sem contar eventuais vitórias que virão no segundo turno em municípios com mais de 200 mil eleitores - mostram a confiança do povo brasileiro no projeto que iniciamos em 2003. O PT foi o recordista de votos: foram 17, 3 milhões de brasileiros que votaram em nossos candidatos a prefeito, demonstrando seu apoio ao um projeto de crescimento com justiça social, de respeito à soberania nacional, ao meio ambiente e aos interesses dos trabalhadores.

Os chamados formadores de opinião, que ocupam a mídia com comentários e previsões, como se fossem jogadores de búzios, foram mais uma vez desmentidos pelos fatos. O ex-presidente Lula saiu-se como o principal político do Brasil atual e o PT como o principal partido. As distorções da mídia e as bravatas da oposição, usando a Ação Penal 470 (o chamado ‘'mensalão'') no STF para atacar o PT, tiveram influência zero. A população brasileira mostrou maturidade para diferenciar a realidade da ficção articulada pela mídia conservadora e a oposição, cujas relações umbilicais vêm à tona, historicamente, quando se trata de tentar destruir governos de caráter nacional e popular, como é o do PT e aliados.

Vários exemplos podem ser citados. O PT ganhou 558 prefeituras em 2008, conquistou 625 em 2012. Se somarmos os vice-prefeitos em chapa pura e com vice-prefeitos aliados, nós estaremos presentes em 1.119 cidades. Repetindo: significa que 17,3 milhões de eleitores saíram de casa para votar no 13, votar no PT. O PT elegeu 5.164 vereadores, portanto, 1.901 a mais do que em 2008. De 83 municípios com mais de 200 mil eleitores, em oito o PT já ganhou no primeiro turno e concorre em 22 no segundo turno. O partido vem tendo um crescimento constante, desde 2002.

Há casos emblemáticos. Minas continua sendo o estado com o maior número de prefeituras administradas pelo PT, com 114 cidades, na comparação com 2008. A Bahia surge em segundo lugar, com um aumento expressivo 39% - alta de 66 para 92 prefeituras. O terceiro estado é o Rio Grande do Sul, que contava com 61 prefeitos petistas e, hoje, subiu para 72, isto é, 18% a mais. Em outra comparação, esses números ainda indicam que o partido administrará 13% dos municípios mineiros, 22% dos 417 municípios baianos, 14% dos municípios gaúchos.

Em Minas Gerais, estado que as oligarquias e os barões da mídia insistem em eleger o tucano Aécio Neves como uma espécie de sultão dos mineiros, o PT foi o partido mais votado. Foram 1.737.322 votos no PT, contra 1.314.659 do PSDB. O PSDB desidratou lá e em todo o Brasil, mas os meios de comunicação, em geral, tratam o tema como tabu, demonstrando sua clara opção política e ideológica. O número de prefeitos eleitos pelo PSDB encolheu no país todo, de 791 para 689.

Outros casos importantes: no Ceará, o PT dobrou o número de prefeituras, passando de 15 para 30. Em Goiás, o Partido dos Trabalhadores triplicou sua votação nestas eleições e alcançou o primeiro lugar no ranking de partido mais votado , atingindo a marca de 675 mil votos. Conquistou 17 prefeituras.

Relevante também o desempenho do partido em São Paulo. No estado, o partido recebeu 2,17 milhões de votos para prefeito em todos os municípios - maior número absoluto entre os partidos, sem levar em conta a votação dos candidatos indeferidos ou sub judice. Na capital, destaca-se o desempenho vitorioso do ex-ministro da Educação Fernando Haddad, que foi para o segundo turno com 29,98% dos votos válidos. É a primeira vez que Haddad disputa uma eleição, depois de ter ocupado vários cargos públicos.

Como disse o ex-presidente Lula, as eleições do dia 7 mostraram a força da nossa militância, dos nossos projetos e da nossa vontade de continuar melhorando a vida do povo brasileiro. É com a força dessa militância e de nossas propostas que vamos continuar trabalhando firme para eleger nossos candidatos que foram para o segundo turno. A vitória garante continuidade e aprofundamento de projeto vitorioso iniciado em 2003, no plano federal, o qual tem levado o Brasil a índices recordes de distribuição de renda e de melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.

*Jilmar Tatto é deputado federal (PT/SP) e líder do PT na Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário