quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Governador Tarso Genro recebe jornalistas e realiza balanço das ações de 2013


O governador Tarso Genro, acompanhado do secretário de Comunicação, João Ferrer, e demais autoridades estaduais, recebeu cerca de cem jornalistas da capital e interior do Estado durante almoço nesta quinta-feira (19), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.

O objetivo do encontro foi apresentar um balanço dos projetos e ações realizados pelo governo em 2013 e também responder questionamentos dos profissionais de comunicação, que abordaram temas como eleições 2014, mudanças no secretariado, prorrogação e redução de alíquotas de ICMS, reestruturação da dívida pública e desenvolvimento econômico e social do Estado.

Durante o almoço, foi apresentado um vídeo com uma síntese da cobertura jornalística realizada pela Secretaria de Comunicação a partir das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em 2013.

"Apresentamos aqui não os nossos limites, mas as nossas realizações e potencialidades. O desafio que queremos fazer a vocês e também em relação aos nossos adversários é o seguinte: para que a gente avalie um governo, nós temos que verificar qual é a situação precedente, a gestão que estamos substituindo, quais os números desta administração e qual a proximidade que os dados que apresentamos têm com o nosso programa de governo", disse Tarso. 

O governador falou, ainda, sobre como sua gestão recebeu o Estado financeiramente, do isolamento do Rio Grande do Sul junto à Federação e à comunidade internacional e sobre a reestruturação da dívida pública.

"Pegamos um Estado isolado da Federação, o enquadramos em uma perspectiva de desenvolvimento, e o Rio Grande do Sul não só atraiu muitos investimentos estatais, públicos, como também apareceu perante a União como um Estado ativo e que carreou um conjunto inédito de investimentos privados sem comparação em relação a, pelo menos, os últimos 30 anos", ressaltou.

Em 2014, na Venezuela, Tarso assume a Coordenação do Pacto de Governadores para o Mercosul.

Sobre a reestruturação da dívida pública, o chefe do Executivo afirmou: "vamos sair de uma situação de dívida impagável e indeterminada para um futuro previsível e com uma dívida pagável. Pegamos um Estado sem perspectivas e agora temos a dívida renegociada e reestruturada, com 50% do caminho andado, o que em três anos é muito significativo".

Tarso disse ainda que o governo encerra bem o ano de 2013, com desenvolvimento econômico e social do Estado, investimentos muito fortes originados do exterior, Governo Federal e dos próprios recursos, além de uma perspectiva otimista para 2014.

"A pesquisa que foi feita pelo Ibope aumentou a expectativa positiva em relação ao futuro de 50% para 70%, então, obviamente, ainda temos muito a fazer, deficiências a superar, mas tiramos o Estado de uma situação de paralisia. Está crescendo, se desenvolvendo, e as pessoas se sentem melhor em relação ao seu futuro".

No encontro, foi entregue aos jornalistas a Revista de Investimentos, com informações sobre todas as obras já realizadas e em andamento pela atual gestão. A revista apresenta imagens e o valor investido em cada obra e ações de Governo.

Texto: Daiane Roldão da Silva - Edição: Redação Secom (51) 3210.4305  http://www.estado.rs.gov.br    Edição final deste blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário