quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Santiago/RS: O PT se renova e pensa o projeto de futuro

             
  

               
                          Por Rômulo Vargas*

                  Na última terça-feira, 10/12, tomou posse o novo presidente do Partido dos Trabalhadores, companheiro Chico Matos, bem como o novo Diretório Municipal da sigla. O PT se consagra mais uma vez pelo exemplo de democracia e militância. Em nossas eleições internas (PED’s) - que, reconhecemos, temos muito ainda que aprimorar -  todos os filiados podem escolher seus dirigentes municipais, estaduais e nacionais. No processo de eleição direta – PED, os militantes filiados que estiverem em dia com suas obrigações partidárias, quais sejam: pagamento de R$ 10,00 a cada seis meses e, para filiados novos, a obrigatoriedade de participar de plenárias de formação política, podem votar e eleger através do voto direto as direções do PT. No PT o voto do filiado de Santiago, tem o mesmo peso que o voto do Ex-presidente Lula, do Governador ou de algum Deputado, isso é a nossa democracia interna.

            Em Santiago o PT elegeu um Diretório e uma Executiva bastante representativos do conjunto partidário e, como presidente, um homem simples, pequeno produtor rural, residente na localidade do Lava Pés, próximo a Vila Branca. Chico Matos tem ampla bagagem político-ideológica, ajudou a construir o Partido em Santiago e é engajado nas lutas sociais. O companheiro Chico possui todos os pré-requisitos para bem representar o Partido dos Trabalhadores que hoje governa o Estado e o País.      

            Outros pontos que constam das decisões tomadas pelo PT em sua organicidade e que devem ser destacados são: a paridade de gêneros, o pacto geracional, e a cota étnica. O Partido dos Trabalhadores inova mais uma vez e torna regra que a constituição de qualquer diretório,de toda instancia partidária, tenha a composição de 50% de mulheres, 20% de jovens e 10% de negros ou índios. Atitudes como essas torna o PT amplamente representativo e democrático, preparado pra dialogar com os demais partidos a fim de construir um projeto com futuro promissor para nossa Santiago.

*Vice-Presidente do PT/Santiago e Assessor Parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário