segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

'Não vale o argumento ultrapassado de que as pessoas não participam porque não querem' (vereadora Iara Castiel)


REFLEXÕES SOBRE A NECESSIDADE DE SER INCENTIVADA UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO POPULAR EM  SANTIAGO/RS

À seguir, parte do pronunciamento da vereadora Iara Castiel (Líder do PT, foto acima) na reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Santiago, realizada na tarde de hoje:

"Tenho refletido, constantemente, nossa atuação aqui nesta casa. Percebi que há um ano nós vereadores fazemos, praticamente, os mesmos pedidos. Estes vão desde reposição de lâmpadas, limpeza de bueiros, reparo de estradas do interior, ruas urbana, sinaleiras, até denúncias mais graves que envolvem a saúde pública, como esgoto a céu aberto, acúmulo de lixo, descaso com a saúde, e muitos outros. E, a cada sessão, os pedidos se repetem e se repetem... Os vereadores do prefeito minimizam os fatos; os da oposição, denunciam com ardor. Muito pouca mudança.

A Gestão Municipal, através de suas secretarias, não busca sintonia com o parlamento municipal para que os desejos da população urbana e rural sejam minimamente atendidos e não são proporcionados avanços significativos na vida das pessoas. As poucas reuniões e audiências públicas que acontecem somente as exigidas por lei, não há debate e se resumem na presença de secretários e seus funcionários.

Não vale o argumento ultrapassado de que as pessoas não participam porque não querem.  Cabe ao parlamento buscar aumentar o interesse do cidadão pelo que acontece nesta casa. Deve criar canais de discussão política. O cidadão quer falar, reclamar, denunciar, debater as decisões que afetam a vida dele." (...)

*Via http://vereadoraiaracastiel13.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário