domingo, 23 de fevereiro de 2014

Nove chaves sobre o fascismo na Venezuela (golpe contra Maduro)




*Por Luis Britto García, na Agência Venezuelana de Notícias

1-Hollywood representa o fascismo como uma quadrilha de mal encarados em uniformes, agitando bandeiras e gritando palavras de ordens. A realidade é mais perversa . De acordo com Franz Leopold Neuman, em “Behemoth: Estrutura e prática do nacional-socialismo, 1933-1944”, o fascismo é a cumplicidade absoluta entre as grandes empresas e o Estado. Quando os interesses do grande capital tornar-se a política, o fascismo está próximo. Não é por acaso que surgiu em resposta à Revolução Comunista da União Soviética.

2-O fascismo nega a luta de classes, mas é o braço armado do capital nesse disputa. Aterroriza a baixa classe média e os segmentos marginalizados, com o medo da crise econômica, dos trabalhadores e da esquerda, alistando paramilitares para enfrentar com a força bruta os socialistas e os movimentos sociais.

Mussolini foi apoiado pela fábrica Ansaldo e pelo Serviço Secreto Inglês; Hitler foi financiado pelas indústrias de armas do Ruhr; Franco teve apoio de latifundiários e industriais; Pinochet teve ajuda dos EUA e da oligarquia chilena.

3-A crise econômica, filha do capitalismo, é a própria mãe do fascismo. Apesar de estar do lado vencedor na 1ª Guerra Mundial, a Itália foi destruída fora dele, de modo que a classe média ficou em ruínas e participou maciçamente da Marcha sobre Roma de Mussolini.

Nas eleições de maio de 1924, Hitler ganhou apenas 6,5% dos votos. Em dezembro daquele ano, apenas 3%. Mas em 1928, quando a grande crise capitalista explode, teve 2,6%. Ficou com 18,3%, em 1930. Em 1932, teve 37,2 %, chegando ao poder e anulando o restante dos partidos.

Mas o fascismo não remedia a crise, agrava. Durante o governo Mussolini, o custo de vida triplicou, sem qualquer compensação salarial ou social. Hitler empregou os desocupados na fábrica de armas, que levou à Segunda Guerra Mundial, devastando a Europa e causando sessenta milhões morto.

Franco começou uma Guerra Civil que deixou mais de um milhão de mortos e várias décadas de ruína; fascistas argentinos eliminaram trinta mil compatriotas, Pinochet assassinou cerca de três mil chilenos. O remédio é tão ruim quanto a doença.

4-O fascismo apela para as massas, mas é elitista. Corteja e serve as aristocracias, seus líderes vêm das classes mais altas e estabelecem sistemas hierárquicos e autoritários. Charles Maier, historiador, aponta que, em 1927, 75% dos membros do partido fascista italiano era da classe média e classe média baixa. Apenas 15% eram trabalhadores. 10% era da elite, que ocupava os altos cargos e davam a palavra final sobre seus objetivos e políticas.

Hitler estabeleceu o ” Führer-Prinzip”: cada policial usava seus subordinados para alcançar uma meta e prestava contas apenas aos seus superiores. O caudillo falangista responde apenas a Deus e à história, ou seja, a ninguém.

5-O fascismo é racista. Hitler postulou a superioridade da “raça ariana”. Mussolini varreu líbios e abissínios e planejou o massacre de meio milhão de eslavos ” bárbaros e inferiores” para atender 50.000 italianos superiores. O fascismo sacrifica por seus propósitos os povos e culturas que despreza.

Os falangistas tomaram a Espanha com as tropas de Melilla. Alber Speer, ministro das Indústrias de Hitler, estendeu a Segunda Guerra Mundial em dois ou três anos para manter a produção de armas aquecida pelas mãos de três milhões de escravos de raças “inferiores” .

6 . O fascismo e o capitalismo têm rostos de ódio que precisam de máscaras. Os fascistas copiam slogans e programas revolucionários. Mussolini foi dito socialista. O nazismo usurpou o nome do socialismo e se proclamava um partido de trabalhadores (Arbeite). Em seu programa, sustentava que não podia tolerar renda que não fosse do trabalho.

Por sua falta de criatividade , os símbolos são roubados de movimentos com o sinal oposto. Bandeiras vermelhas comunistas com a suástica, o símbolo solar que no Oriente representa a vida e a boa sorte, confiscado pelos nazistas para o seu culto à morte.

7.O fascismo é “abençoado”. Os padres apoiaram os falangistas que saíram para matar colegas e poetas. O Papa abençoou as tropas que Mussolini enviou para a guerra e nunca denunciou as injustiças de Hitler. Franco e Pinochet foram idolatrados pela Igreja.

8 . O fascismo é misógino. A missão da mulher é resumida em “Kirche, Kuchen, Kinder”, ou seja, igreja, cozinha e crianças. Nunca apareceu publicamente uma mulher ao lado dos líderes; aqueles que eram casados, as esconderam e relegaram cuidadosamente. Nunca aceitaram que uma mulher subisse pelo seu próprio mérito ou iniciativa. Hitler as trancou nas fazendas de criação para parir arianos; Mussolini atribuiu às mulheres o papel de barriga para aumentar a demografia italiano; Franco e Pinochet as confinaram nas igrejas e salas de parto.

9 . O fascismo é anti-intelectual. Todas as vanguarda do século passado foram progressistas: a relatividade, o expressionismo, o dadaísmo, o surrealismo, o construtivismo, o cubismo, o existencialismo e a nova figuração. Tratou todas, com exceção do Futurismo, como “arte degenerada” .

O fascismo não inventa nada, mas recicla. Só acredita no ontem, mas um ontem imaginário, que nunca existiu. O fascismo assassinou Matteotti, prendeu Gramsci, fuzilou García Lorca e deixou morrer na prisão Jose Hernandez. Pinochet assassinou Victor Jara.

Quando ouço falar de cultura, puxo minha arma, disse Goering. Quando ouvimos falar sobre o fascismo, vamos sacar a nossa cultura.

*Via http://www.rodrigovianna.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário