quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

PP, Heinze, Ana Amélia e o 'gol contra'




Por Júlio César de Lima  Prates*

Quem imagina que essas declarações de Heinze logo serão uma página virada, está profundamente enganado. Essas declarações serão o combustível dos partidos, no horário eleitoral gratuito; ademais, some-se as tradicionais contra o público GLST, quilombolas e índios, ainda têm aquelas outras onde ele anuncia como será o tratamento da brigada militar no eventual governo de Ana Amélia contra os movimentos sociais.

A tentativa de Ana Amélia de se aproximar dos setores médios urbanos dos grandes centros, via a aliança informal com Manoela, do PCdoB, tinha um claro objetivo de desfazer-se dessa imagem de truculência histórica do PP, especialmente pela sustentação à ditadura militar da ARENA, PDS, PPB e hoje PP. Ana Amélia  sabe que só os grotões não lhe garantem vitória alguma. Da mesma forma, ela sabe muito que precisa  solidificar-se entre os setores médios dos grandes centros, de Canoas a Caxias, região metropolitana de Porto Alegre, Porto Alegre, região da grande Santa Maria, região celeira, alto e baixo Taquari, litoral, e a grande região de Pelotas e Rio Grande.

Nesses grandes centros e também nos médios (cidades acima de 100 mil habitantes) existe uma organização sindical dos trabalhadores bem razoável, derivando-se daí um nível bom de politização, com as pessoas melhor informadas. Os moradores dessas comunidades não votam no PP, não votam na direita, Ana Amélia sabe disso.

Ela precisava se desfazer dessa imagem de associada a uma direita atrasada, raivótica, com propostas retrógradas. Tentou. Só que Heinze deu-lhe o maior gol contra. É claro que quando o debate eleitoral incendiar, com amplos espaços na TV, o vídeo de Heinze vai ser a peça mais usada para associar Ana Amélia ao direitismo retrógrado e a volta da polícia violenta e agredindo os movimentos sociais. Esse será o tom da campanha anti-PP, tudo com base nas declarações de Heinze.

Até os professores, que andam azedos com Tarso, jamais votarão em Ana Amélia, sabendo que ela é a volta ao passado e que a polícia - sob seu comando - vai tratar os movimentos sociais a base do cacete.

O vídeo de Heinze ficou alguns meses guardado e os autores sabiam bem o que estavam fazendo. Largaram na época adequada. Tudo calculado. A próxima etapa, será na TV, nos debates e horários gratuitos eleitorais. Ana Amélia passará se explicando, na defensiva, tudo por conta da direita raivótica, extremada, radical, que lhe prestou o maior desserviço de todos os tempos.

*Jornalista, sociólogo e advogado   http://julioprates.blogspot.com.br/

**Charge do Latuff  - 'Ódio' - (Heinze e Alceu Moreira)

-Edição e grifos deste Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário