quinta-feira, 18 de outubro de 2012

'EXPRESSO E NOVA PAUTA - SEMPRE COM PAUTA VELHA'



Por Vulmar Leite*

O blog Nova Pauta, versão eletrônica que a exemplo do Jornal Expresso Ilustrado, é de propriedade de João Loredi Lemes, mantém, há mais de 16 anos, uma campanha insidiosa e persistente de ataques pessoais e políticos a mim, como cidadão e agente público, com demonstrações inequívocas de despeito, rancor e ódio. Eventualmente respondi a algumas de suas agressões formuladas através do Jornal Expresso Ilustrado que, oportunamente, irei relatar aqui.

Quanto às críticas perpetradas na sua decantada obra literária autobiográfica (20 anos de jornalismo) e no blog Nova Pauta, ainda não emiti qualquer comentário formal. Antes, pretendo explicitar as razões que a, meu juízo, movem o agressor midiático contumaz de dedicar tanto espaço nos seus veículos de comunicação a um modesto ex-prefeito de Santiago.

A primeira razão é decorrência de seu histórico inconformismo e frustração de não ter obtido financiamento público da Prefeitura Municipal, em 1993/1996, para o projeto empresarial que queria implantar em Santiago, após ter fracassado como empresário do ramo jornalístico, em Tupanciretã.

Chegou aqui, e imaginou que encontraria na prefeitura alguém disposto a comprar elogios a custa do dinheiro público para viabilizar economicamente o seu jornal. Enganou-se, pois nunca fez parte da minha prática política e administrativa comprar consciência de ninguém no exercício da função pública.

João Loredi, para consumar seu intento, tentou constranger meu governo (1993-1996) veiculando no seu semanário, críticas contundentes e ameaças para forçar a prefeitura investir no seu projeto jornalístico (Jornal Expresso Ilustrado), mesmo ao arrepio da legislação, com o único propósito de alavancar e consolidar rapidamente, com o mínimo de esforço e trabalho, o seu inditoso jornal. Bastava abrir os cofres do erário público e certamente teria um jornal companheiro, chapa-branca e sempre à mão para tecer loas ao meu governo. Rejeitei integralmente suas propostas, por considerá-las indecorosas e não republicanas.

O que fez João Lemes? Foi buscar guarida na presidência da Câmara de Vereadores, então comandada pelos vereadores opositores e representantes do atual PP, o tão desejado apoio político e material para edificar seu projeto econômico em Santiago. E obteve.

Assim começa a verdadeira história do João Loredi Lemes diretor do Grupo Editorial Expressão, hoje consagrado jornalista e rico empresário do ramo das comunicações...

*Vulmar Silveira Leite é Engenheiro Agrônomo, ex-prefeito de Santiago e ex-Secretário de Estado. Concorreu a vice-prefeito na coligação composta pelo PMDB/PSDB/PTB nestas eleições recém findas, cujo candidato a prefeito foi Diniz Cogo (PMDB).


**Acima,  reprodução da última capa do jornal Expresso Ilustrado, demonstração cabal da forma 'neutra, democrática  e respeitosa' com que o  blog  NP e o citado veículo tratam a oposição ao PP em Santiago.

***Edição final deste Blog

2 comentários:

  1. A bem da verdade (embora alguns não gostem dela), faça-se uma correção ao texto do ex-Prefeito. Onde lê-se: "hoje consagrado jornalista e rico empresário do ramo das comunicações", leia-se "consagrado comentarista de meias-verdades", pois não consta registro de seu diploma de jornalista!

    ResponderExcluir
  2. Acreditar no jornal Expresso, convenhamos, não é uma atitude das mais inteligentes. Poderia deixar vários exemplos de seus equívocos, mas deixo só este, postado em meu blog:

    Gripe A e o jornal Expresso Ilustrado

    Como praticamente chegamos ao final do inverno de 2012 e os casos de gripe A não devem surgir mais com força este ano, talvez apenas isoladamente, creio que é o momento de analisarmos a sua taxa de mortalidade. Esta será a minha resposta ao jornal Expresso Ilustrado e ao jornalista João Lemes, editor do jornal. Ocorre que em 2009, quando do surgimento da gripe A, ou suína, o jornal Expresso escreveu que a mortalidade da gripe A era igual ou menor à da gripe comum, e que não haveria motivo de sérias preocupações. Questionei a informação, apresentando dados que mostravam que a gripe A era na verdade mais mortal. O jornalista João Lemes, então, eu seu blog, contestou-me (aqui), sugerindo que eu me corrigisse. Porém, eu apenas fiquei sabendo de sua contestação em finais de 2011. Como era verão, não tinha dados atualizados para analisar melhor a questão. Agora, tenho-os, e os apresento. Vamos a eles:

    Segundo o site do jornal Correio do Povo (aqui), os casos confirmados em 2012, até 13 de agosto, de gripe A, no RS chegaram a 447, com 57 vítimas fatais. Basta fazer o cálculo para encontrarmos a taxa de mortalidade da doença: 12,75%. Se pegarmos toda a região Sul do Brasil, até 30 de julho, teremos 144 mortes em 1613 casos confirmados (aqui). Taxa de mortalidade: 8,93%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de mortalidade da gripe comum gira em torno de 0,5 a 1,5%. Ou seja, as taxas de mortalidade da gripe A no Brasil estão altíssimas. E não é só aqui.

    Segundo estudos que vêm sendo realizados (aqui) a gripe causou e vem causando muito mais mortes do que se pensava. O total de mortos pela gripe A foi elevado em 15 vezes com relação ao que havia se calculado anteriormente.

    Não culpo o jornal Expresso pela informação veiculada na época, pois muitos, até mesmo cientistas, acreditavam que a gripe A era uma "gripezinha". Já eu não era da mesma opinião. Como o jornal não aceitou meu questionamento na época, o que era do seu direito, naturalmente, retorno à questão. Agora, passados três anos do surgimento da doença, está-se percebendo que a gripe A não é nenhuma brincadeira. Como não acompanho o jornal Expresso, não sei o que ele veiculou a respeito da mortalidade da doença em 2012. Porém, se ainda não o fez, deveria, como qualquer jornal sério, ao menos, questionar a sua própria informação veiculada há três anos. Enviarei um e-mail ao jornalista João Lemes sobre o assunto.

    http://artedofim.blogspot.com.br/2012/09/gripe-e-o-jornal-expresso-ilustrado.html

    ResponderExcluir