terça-feira, 13 de agosto de 2013

As eleições internas do PT (PED 2013)


Porto Alegre/RS - Sul21 - A direção estadual do PT gaúcho recebeu nesta segunda-feira a inscrição de cinco candidaturas à presidência estadual do partido, em um ato político realizado na sede da legenda. O presidente estadual do PT, Raul Pont, e a Secretaria de Organização, Helenir Oliveira, receberam a documentação dos candidatos Ary Vanazzi, Jairo Jorge, Laércio Barbosa, Paulo Pimenta e da candidata Stela Farias. A Mensagem ao Partido, principal bloco de oposição hoje dentro do PT, não conseguiu unificar uma candidatura no Estado e sairá com três candidaturas: Ary Vanazzi (da Articulação de Esquerda, com apoio da Democracia Socialista e outras forças), Stela Farias (Esquerda Democrática) e Paulo Pimenta (PT Amplo). O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (Socialismo 21) conta com o apoio do campo que dirige nacionalmente o PT, do Movimento PT e de algumas outras forças.

Com o ato de registro das candidaturas, o PT gaúcho deu início ao calendário de debates e agendas do Processo de Eleições Diretas de 2013, que será realizado em todo o país no dia 10 de novembro. Neste dia, o PT renovará suas direções em todos os níveis, municipal, estadual e nacional. Onde houver necessidade de segundo turno, ele ocorrerá dia 24 de novembro.

Em nível nacional, seis candidatos estão inscritos para disputar a presidência do partido: Markus Sokol, Paulo Texeira, Renato Simões, Rui Falcão, Serge Goulart e Valter Pomar. A Comissão de Organização Eleitoral nacional organizará cinco debates entre os candidatos a presidência, além de debates entre as chapas. Também serão organizados quatro debates que serão transmitidos pela TVPT e pela RádioPT. Também ocorrerão debates em nível estadual e municipal, em calendário a ser confirmado. Os representantes dos candidatos a presidente nacional já combinaram o seguinte calendário de debates:

Belém (PA) – 5 de setembro
Fortaleza (CE) – 20 de setembro
Porto Alegre (RS) – 26 ou 27 de setembro
Rio de Janeiro (RJ) – 17 ou 18 de outubro
Brasília (DF)– 24 ou 25 de outubro

Conforme o regulamento da eleição interna, poderão votar e ser votados no PED 2013 os filiados e filiadas ao partido que tenham sido aprovados pelas instâncias municipais correspondentes até o dia 10 de novembro de 2012 e participado das plenárias de filiação até o dia 12 de agosto de 2013.

-Clique Aqui para continuar lendo.
...

*Nota do Blog OB: O candidato Laércio Barbosa (PT/RS) representa a tendência interna petista 'O Trabalho'

Nenhum comentário:

Postar um comentário