segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Sobre Rádios Comunitárias, Educativas e Comerciais...


Desblogado - Em Santiago temos rádios comerciais, comunitárias e educativas. Saiba quais são suas atribuições legais, na sociedade local.

Rádios Comunitárias: As rádios comunitárias são um tipo especial de rádio FM, de alcance limitado a, no máximo, 1 km a partir de sua antena transmissora (25 watts). Foram criadas para proporcionar informação, cultura, entremetimento e lazer à pequenas comunidades. Trata-se de uma estação de rádio menor em ralação às demais, que serve como canal de comunicação com a comunidade. Uma rádio comunitária não pode ter fins lucrativos nem vínculos de qualquer tipo, tais como: partidos políticos, instituições religiosas etc. Estas rádios não podem veicular propaganda paga, pois este tipo de concessão é feita gratuitamente.

Na divulgação do apoio cultural não podem ser ditos nomes de produtos, preços, serviços ou condições de pagamento. Mas podem ser veiculadas informações como o nome da entidade, endereço ou telefone. A mensagem deve ter uma identificação sonora como: “este programa tem o apoio cultural de…” seguido do nome da empresa.

As rádios comunitárias que veiculam propaganda comercial estão sujeitas a sanções pelo Ministério das Comunicações.

O apoio cultural deveria ser uma ferramenta para ajudar na manutenção das rádios. Porém, estamos verificando que se tornou uma oportunidade de se fazer concorrência ilegal com as rádios comerciais. (...)

-Clique Aqui  para ler a postagem (na íntegra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário