sábado, 10 de agosto de 2013

Deputado Henrique Fontana defende votação da Reforma Política no início de setembro



O deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) voltou a defender, neste sábado (10), que a Câmara Federal coloque a reforma política em votação no plenário ainda na primeira quinzena de setembro a fim de que as novas regras eleitorais possam valer já a partir da eleição de 2014. Desta forma, disse o parlamentar, o Parlamento estaria atendendo a uma demanda da população que já expressou o desejo por mudanças no sistema político do país. Pesquisa divulgada nesta semana pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aponta que 85% dos brasileiros são favoráveis à reforma política e 84% querem que ela já esteja valendo para as eleições do ano que vem.

Fontana sugeriu que o texto base para iniciar a votação seja o projeto de lei conhecido como Eleições Limpas, elaborado pela OAB e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Essa proposta, segundo ele, “simplifica, torna mais barato e transparente o processo político e ajuda a combater o abuso do poder econômico no processo eleitoral, porque proíbe o financiamento das campanhas por empresas”.

Para o deputado gaúcho, a Câmara não deve perder tempo pautando a minirreforma eleitoral, defendida pelo deputado Candido Vaccarezza (PT-SP). “Ela é muito mais uma anti-reforma, pois promove mudanças cosméticas ou que pioram o nosso sistema. Esse projeto não mexe em nada daquilo que precisa ser alterado para melhorar a política brasileira. Precisamos de mudanças estruturais e não podemos perder este momento para fazê-las”, disse ainda Fontana. (Por  Marco Aurélio Weissheimer*)

Nenhum comentário:

Postar um comentário