quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Fraude na Procempa pode ter causado prejuízo de R$ 50 milhões


Do 'Página 10' (Rosane de Oliveira) - A fama do 13 de agosto como o dia em que as bruxas estão soltas se  aplica plenamente ao PTB de Porto Alegre. Poucas horas depois da prisão de seu ex-presidente Claudio Manfroi, por posse ilegal de armas, o Tribunal Regional Eleitoral cassou o mandato do vereador Cássio Trogildo, acusado de compra de votos na eleição de 2012. Além de Manfroi, foram presos (e depois liberados) o ex-presidente da Procempa André Imar Kulczynski e o ex-gerente financeiro da empresa Ayrton Fernandes.

Trogildo havia sido absolvido em primeira instância, mas um recurso da promotora eleitoral Carla Carpi Nejar foi acatado pelos juízes do TRE, que, por unanimidade, cassaram o mandato do vereador. Ainda cabe recurso, mas a consistência da peça assinada por Carla e a decisão unânime dos juízes torna mais difícil para Trogildo reverter a perda de mandato.

Entre os juristas citados para embasar o recurso, a promotora grifou o mais célebre texto de Rui Barbosa: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.
...
Fraude na Procempa (Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre) - Um minucioso trabalho de inteligência, reunindo depoimentos, suspeitas veiculadas em reportagens e apurações oficiais, levou o Ministério Público (MP) a vasculhar na terça-feira as casas de quatro pessoas ligadas ao grupo que comanda a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) desde 2005.

Suspeitas indicam que em torno de R$ 50 milhões podem ter escoado da Procempa por meio de pagamentos de eventos, fraudes em contratos e superfaturamento. Há fortes indícios de divisão de propina entre agentes políticos. A ação foi o ápice de uma série de suspeitas que pesam contra a gestão da companhia há meses.

-Leia mais Clicando Aqui  (com o clic Rbs) - Edição e grifos deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário