sábado, 31 de agosto de 2013

Truculência na capital: BM faz uso de bombas contra indígenas que acampavam em frente ao Piratini


Porto Alegre/RS - Sul21 - A ocupação de grupos indígenas e quilombolas na Praça da Matriz, iniciada na quinta-feira (29), terminou em meio a confusão e violência em Porto Alegre. Por volta das 15h30 de sexta-feira (30), após um grupo de pessoas se aproximar do Palácio Piratini, bombas foram lançadas pela Tropa de Choque da Brigada Militar.

A intervenção teria ocorrido após a aproximação de um pequeno grupo de manifestantes revoltados com o não cumprimento de uma garantia do governo gaúcho. Representantes do governo haviam prometido encaminhar um ofício com as medidas que seriam tomadas para a demarcação de terras indígenas e quilombolas no RS, o que não havia ocorrido até aquele momento. 

O grupo, de cerca de dez a quinze pessoas, derrubou parte da grade que cercava a entrada principal do Palácio Piratini. Em seguida, a BM fez uso de bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral – segundo testemunhas, balas de borracha também teriam sido disparadas. Por parte dos manifestantes, lanças e pedras foram arremessadas contra a polícia em meio à confusão. (...)

Clique Aqui para continuar lendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário