segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Autores de enquete anti Lula já fizeram passeatas fracassadas


Uma notícia se espalhou pelos mais importantes veículos da grande imprensa brasileira no fim de semana: enquete de um Movimento que se intitula “31 de julho” – segundo o site, o nome vem do dia e mês do primeiro ato público do “movimento”, em 2011 – promoveu no Facebook enquete que resultou em “vitória” de Lula para o “Troféu Algemas de Ouro”.

A enquete foi intensamente divulgada por grandes meios de comunicação tais como O GloboCBNFolha de São Paulo e por sites de grupos de interesse político como o site do PSDB e o do ex-governador Anthony Garotinho
Desde o início, um nome liderou a votação: o do ex-presidente Lula, contra quem não pesa ação alguma na Justiça, mas que, na visão dos autores da “enquete” e dos que dela participaram, seria mais “corrupto” do que o ex-senador do DEM Demóstenes Torres, recentemente cassado pelo Senado e que está prestes a ser expulso do Ministério Público Federal de Goiás.
Tucanos como Eduardo Azeredo, acusado principal do inquérito do “mensalão do PSDB”, tiveram votações pífias.
Como se podia prever, a “enquete” redundou na “vitória” de Lula como “o político mais corrupto de 2012”. E, como ocorreu durante a coleta de votos, a iniciativa recebeu grande divulgação da mídia, tendo ido parar até em comentário da CBN que você pode conferir logo abaixo.
O que esses veículos não informaram é que o tal “Movimento 31 de Julho” é o mesmo que, ao longo do ano passado e do anterior, convocou várias passeatas no Rio de Janeiro sob a mesma campanha de divulgação da grande mídia, tendo conseguido reunir na Cinelândia, em 2011, cerca de 2,5 mil pessoas (segundo o site do PSDB – link não funciona, página foi apagada) para protestarem “contra a corrupção”.
No ambiente virtual, porém, o tal “31 de julho” conseguiu um resultado menos ruim que na rua, tendo, segundo seus organizadores, obtido cerca de 14 mil votos no total, 10 mil dos quais teriam ido para Lula. Contudo, esse resultado foi obtido após os organizadores da enquete terem expurgado milhares de votos que disseram que tinham sido falsificados contra o PSDB.
Não houve, porém, qualquer auditoria nem maiores informações da imprensa sobre quem são os organizadores, se os milhares de perfis no Facebook que participaram da enquete são mais reais do que os dos votantes que foram expurgados ou se estes realmente eram falsos.
Seja como for, os fatos acima falam por si. Houve coordenação entre grupos de mídia e o PSDB para divulgar a enquete e, depois, o seu resultado. O site do “Movimento 31 de Julho” praticamente só noticia fatos contra Lula, o PT e “mensaleiros” e a favor de juízes do STF que condenaram os réus da AP470.
Ou seja: quem fez a enquete indicou quem deveria ser o mais votado.
Enquetes assim existem às milhares na internet. Muitas com resultados bem mais expressivos. Aqui mesmo neste blog, um desagravo ao ministro Ricardo Lewandowski alcançou 15 mil manifestações de apoio no Facebook e um desagravo a Lula alcançou 4 mil. E sem uma única menção de grandes veículos da imprensa escrita e muito menos da eletrônica.
É legítimo fazer manifestações contra ou a favor de quem quer que seja. Todavia, quem não conhece o viés político da grande imprensa brasileira não entende por que uma enquete obviamente dirigida como essa ganhou tanta cobertura (de nível nacional), tendo ido parar até na mídia eletrônica. Mas você que lê este blog entende muito bem.
-Por Eduardo Guimarães - http://www.blogdacidadania.com.br
*Cartaz acima: 'Protestos contra Lula reuniram 24 gatos pingados! 
Via blog Conversa Afiada http://www.conversaafiada.com.br/

2 comentários:

  1. Caro Júlio, com tua permissão, publico aqui o texto abaixo, retirado de meu blog:

    http://artedofim.blogspot.com.br/2013/01/minha-nota-de-deboche-e-de-repudio-cpi.html

    O blog O Boqueirão publicou (confira aqui) o resumo do relatório da CPI que, de acordo com as próprias palavras do mencionado blog :

    "(...) Após as análises dos depoimentos prestados a esta Comissão, bem como da documentação levantada no decorrer dos trabalhos e das demais audiências realizadas, ficaram demonstradas pelo Poder Público Municipal a inobservância de princípios administrativos como o da impessoalidade, moralidade, legalidade, eficiência e publicidade, em decorrência de supostas irregularidades em relação à utilização de recursos públicos nas contratações de sonorizações e estruturas para festas , no período apurado de 2011 e 1º semestre de 2012. EM TESE, constata-se a formação de cartel com o objetivo de fraudar a livre concorrência.(...)

    Diante dos fatos apresentados, devidamente comprovados, não tem como não atribuir responsabilidade ao Administrador Municipal de Santiago, por Crime de Improbidade Administrativa. (...)

    SOLICITO ENVIO DE CÓPIAS: Ao Ministério Público Estadual, ao Ministério Público de Contas, ao TCE RS e ao Sr. Prefeito Municipal." (...)

    Quanto ao fato, tenho a declarar:

    Estou absolutamente convicto de que tudo não passa de uma mentira deslavada, invenções de mentes contaminadas pelas fantasias sem pé nem cabeça da raça triste dos poetas que infectam nossa terra glorificada pela valentia dos coronéis. É tudo um grande teatro armado com o nefasto propósito de atacar covardemente um partido exemplar, qual seja, o PP, Partido do Povo, o qual sempre mandou com inflexível e límpida mão de ferro sobre o nosso pampa próspero e impoluto, jamais permitindo a procriação da cafajestada deselitizada.

    Nós os santiaguenses, somos, com algumas raras exceções não dignas de nota, pessoas ilibadas e de reputação inatacável, irrepreensíveis e incansáveis trabalhadores, principalmente os senhores varões da política, homens-mártires que sacrificam suas vidas em prol do progresso de nosso município e do bem-estar geral de nossa população, recebendo para tanto um ridículo salário de miséria, comparável a de um professor ou a de um policial. Aqui somente, e tão somente, vivem homens que honram cada um dos fios do bigode que ostentam majestosos sobre suas bocas prenhes de verdades e de sabedoria. E mesmo que não tenham bigode, dá no mesmo, todos sabem.

    Agora falam em favorecimento para esta ou aquela empresa. Como é possível tamanho disparate? Desde quando aqui em Santiago há algum tipo de favorecimento, seja público, seja privado? Só o que falta agora é afirmarem descaradamente que aqui, em Santiago do Boqueirão, celeiro dos mais dignos senhores e senhoras da sagrada América do Sul, há apadrinhamentos. Então, definitivamente, chegaríamos ao cúmulo dos cúmulos, e não duvido que ciumentos e invejosos, inimigos da paz pública, venham sussurrar nos ouvidos do povo as famosas ladainhas caluniosas de que existem certos favorecimentos suavemente antiéticos em determinadas empresas, hospitais, impressa, escolas e até em festas. Isso sim, seria inaceitável.

    É por essas e outras que venho deixar minha nota de repúdio a essa CPI impertinente e contrária ao desenvolvimento de nossa comunidade, CPI que é o símbolo do atraso dos que, por egoísmo, não se importam com a continuidade, mas desejam mudanças desnecessárias e incômodas para o povo, desejando, decerto, que nós, os santiaguenses muito bem descansados em nossa zona de segurança, deixemos de lado nossa paz tão duramente adquirida para ir fazer passeatas nas ruas.

    Essa CPI merece ser queimada sim, em forno de pizzaria. O meu pedaço, por favor, peço de lombinho de leitão que mama deitado.

    E tenho dito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Reiffer, esta análise sobre a 'incômoda' CPI terrunha é digna de ser assinada também por um certo professor Hariovalde Almeida Prado (aliás, postei um artigo dele contra a homenagem prestada pela Faculdade de Direito da USP ao ministro Lewandowski, postada no meu blog pessoal). Essa é, com certeza, uma versão guasca - primorosa - dos 'criativos' textos do famoso e erudito ultra-reacionário paulista. Parabéns!
      Com tua vênia, vou repostá-la em O Boqueirão Online.
      Grande abraço!
      Júlio Garcia

      Excluir