quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Vereador Sérgio Marion: 'Me defino como uma pessoa persistente...'



O Blog 'O Boqueirão Online' realizou  entrevista exclusiva com o vereador  Sérgio Marion, do Partido dos Trabalhadores de Santiago/RS. Leia a seguir:

O Boqueirão:   Para conhecimento dos nossos leitores, quem é o cidadão e militante Sérgio Marion? Como você se define? 

Sérgio Marion: Sou técnico em informática e  funcionário publico municipal. Minha origem é humilde.  Minha mãe se chama Docelina da Silva Oliveira  e  meu pai era o seu Marion Machado do Amaral. Perdi meu pai muito cedo, minha mãe ficou com 6 filhos pequenos para criar. Por falta de condições financeiras teve que doar os dois filhos mais novos, os demais foram colocados  na escola Rubem Machado Lang (antiga Febem), La tínhamos café, almoço e janta, a escola também proporcionava a acessibilidade, já que morávamos (ainda moro) no bairro Jardim dos Eucaliptos. Terminei o ensino fundamental nessa escola, depois conclui o ensino médio no Colégio Estadual Cristovão Pereira e, mais tarde,  cursei ainda o técnico em Informática na escola da Uri.

Comecei na militância com  20 anos,  incentivado por  uma amiga que me falou que eu levava jeito com as pessoas e me motivou a me candidatar a presidente da Associação Comunitária do meu bairro. Nessas eleições, a primeira que participei,  fiz o dobro do meu adversário (que nunca tinha perdido eleição).  Após isso fui  candidato ao Conselho Tutelar,  ficando como  suplente. Entrei no PT, em 2000 concorri e fiquei de suplente de vereador;  na eleição seguinte (2004) dobrei a votação, mas também não alcançando êxito. Em  2008 fui o mais votado do Partido, mas perdi a vaga por falta de legenda. Fui assessor político do Deputado Fabiano Pereira (PT/RS) e estive um período com ele na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, saindo para concorrer. Nestas eleições fiz 635 votos, chegando enfim  a Câmara Municipal de Vereadores, o mais votado do PT.

Me defino como uma pessoa persistente, confio no meu Partido, acredito muito em Deus e de que, se fizermos a nossa parte, ele fará a sua.

O Boqueirão:  Na sua avaliação, quais os motivos da hegemonia conservadora (do PP, sobretudo nos últimos 16 anos) em Santiago? Onde a 'oposição' (e, em particular, o PT e os setores de centro-esquerda) têm errado?  É possível já pensar em reverter esse quadro em 2016?

Sérgio Marion: O processo eleitoral  recém findo, que manteve no poder o Partido Progressista, se deve mais a desorganização das oposições que novamente se dividiram, não fosse isso  com certeza as chances de vitória seriam maiores. Os motivos são vários, talvez um dos principais são os  grandes valores de recursos do Governo Federal destinado ao nosso município, que o PP esconde e divulga como se fosse  seu, isso  facilita muito uma administração, ainda mais fazendo obras com certa visibilidade,  isso eleitoralmente pega muito forte, mesmo que outras áreas não tão visíveis fiquem com menos atenção. Claro, eles também tem seus méritos, se organizam, aparelham e  disputam até presidência de condomínio, possuem a maioria das presidências das Associações de bairros, sindicatos, procuram sempre ocupar os espaços... e talvez um dos erros da oposição esteja aí, em não organizar-se para disputar esses espaços. 

Não dá para pensar em eleição só de quatro em quatro anos. Espero que as oposições tenham apreendido agora e comecem desde já a preparar-se para 2016. Com certeza as possibilidades são grandes para reverter esse quadro, basta disputarmos cada espaço com eles todos os anos e não só nas eleições; outro  grande passo agora será elegermos a Presidência da Câmara de Vereadores*, já que o povo nos colocou como maioria no legislativo. Acredito que nossa vitoria em 2016 passa também por esse caminho.

O Boqueirão: Qual o perfil e centralidade que terá o seu mandato a partir de janeiro de 2013 na Câmara de Vereadores de Santiago?

Sérgio Marion: Meu perfil será de equilíbrio, firmeza, seriedade e  lealdade, meu mandato será voltado a toda a comunidade. Como coloquei nas  propostas no decorrer da campanha, lutarei pela inclusão social e digital, na defesa dos servidores públicos municipais e dos demais trabalhadores, meu mandato será essencialmente  um mandato popular.

O Boqueirão: Na sua avaliação, foi  errada ou foi correta a tática adotada pelo PT de Santiago ao compor com a  Unidade Popular  inclusive na eleição proporcional?

Sérgio Marion: No primeiro momento  achei errada a tática, tanto que votei contra (no Diretório Municipal do PT), mas , sendo derrotado internamente,  aceitei e respeitei a decisão da maioria. Também disse, na oportunidade,  que  seria muito bom que eles estivessem certos. Passadas as eleições eu constatei, com humildade,  que eles estavam certos e eu errado! Fizemos a maior votação já feita no município para a  chapa majoritária pelo PT, destaco o grande trabalho feito pelos nossos candidatos a prefeito e vice, companheiros Bueno e João Silveira, assim como pela nossa Coordenação, os demais candidatos, militantes e apoiadores. Há 8 anos não tínhamos nenhum representante na Câmara,  agora teremos 2, portanto a tática adotada foi correta e a campanha foi politicamente vitoriosa.

O papel do PT foi como deveria ser, de protagonista, já que governamos o Estado e o Pais. Destaco também o papel desempenhado pelos partidos que compuseram a Unidade Popular (PDT e  PPL), que  também foi de extrema importância, assim como  a fidelidade que tiveram na campanha.  Acredito que politicamente todos saímos vitoriosos  nestas eleições, já que todos colocamos representantes no Legislativo (PT, PPL e PDT).

O Boqueirão:  Sua avaliação dos governos Tarso e Dilma:

Sérgio Marion: O Governo Tarso é muito bom,  realiza grandes investimentos no Estado, está sempre aberto ao diálogo com a classe trabalhadora  e com a sociedade.  O Governo Dilma é ótimo, vem dando continuidade a excelente administração do Presidente Lula, com inovações de seu modo de governar, com democracia e soberania internacional,  está mudando o país. Por isso está sendo aprovado pela população,  o povo reconhece e aplaude,  isso é comprovado  também nas várias pesquisas de opinião que são realizadas e que mostra o Governo Dilma com mais de 80% de aprovação. 

O Boqueirão: Suas considerações finais...

Sérgio Marion:  Meu muito obrigado, amigo e companheiro Júlio Garcia, Editor do Blog“O Boqueirão”  pela entrevista, perguntas claras e objetivas, espero ter correspondido com minhas respostas, com certeza seus leitores ficarão conhecendo um pouco mais sobre mim, minha vida, minha trajetória, o que penso, o que pretendo. Para finalizar gostaria de parabenizá-lo pela excelente entrevista e me colocar a disposição do amigo, um grande abraço! 

O Boqueirão: Nós é que agradecemos pela entrevista, vereador! Desejamos sucesso nessa nova empreitada!
...
*Postagem realizada originalmente neste Blog em 14/11/2012. (OB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário