quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Balanço da Fundação Cultural Piratini mostra ampliação dos serviços prestados à comunidade



A Fundação Cultural Piratini - TVE e FM Cultura divulga um balanço de suas ações durante o ano de 2012, que foram marcadas pela ampliação dos serviços prestados à comunidade gaúcha, com a contratação emergencial de 59 funcionários em caráter emergencial. A inauguração de novos cenários e vinhetas, em novembro, tornou a programação da TVE mais dinâmica e contemporânea, e a reformulação da vinhetagem e programação da FM Cultura aproximou a rádio de seus ouvintes.

Durante os meses de agosto e setembro, as emissoras públicas realizaram 12 debates eleitorais permitindo a 3,3 milhões de habitantes conhecer as ideais de cada candidato a prefeito de seu município. Além disso, no dia 7 de outubro, a TVE e a FM Cultura permaneceram 12 horas ao vivo trazendo as principais notícias da realização do primeiro turno das eleições 2012.

Foram retomados importantes programas na TVE como o Hip Hop Cultura de Rua, o Jornal da TVE 1ª Edição e o TVE Repórter, que já na primeira fase recebeu o prêmio internacional de Jornalismo do Movimento de Justiça e Direitos Humanos pela reportagem Os Filhos da Hanseníase. Também foi inserida no programa Viva Bem a Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva. Além disso, a recuperação de 38 retransmissoras da TVE pelo interior, litoral e serra possibilitou que a emissora chegasse ao segundo lugar em alcance no Estado, oferecendo conteúdo a 7,4 milhões de habitantes.

"Nada disso seria possível sem os investimentos realizados pelo Governo do Estado, que em 2012 somaram 7 milhões de reais. Aliados ao engajamento dos funcionários da TVE e FM Cultura, esses investimentos voltaram a fazer das emissoras uma referência na produção de conhecimento", afirma o presidente da Fundação Cultural Piratini, Pedro Osório.

Na FM Cultura, a retomada da produção do programa jornalístico FM Cultura Informa e o aumento da presença da emissora nas redes sociais ampliou o acesso à informação e à programação da rádio. Pela primeira vez, a emissora participou da realização do Festival das Rádios Públicas do Brasil, organizado pela Associação de Rádios Públicas do Brasil (Arpub), fomentando a produção local. Além disso, para 2013 está prevista a retomada da rede de rádios pelo interior do Rio Grande do Sul, favorecendo a troca de conteúdos, e a instalação de um novo retransmissor, que ampliará o alcance da emissora de 18 para 60 municípios.

Em janeiro de 2011 a programação local da TVE preenchia 3h20min da grade.
Atualmente este tempo é de 8h30min. A emissora podia ser assistida em janeiro de 2011 durante 16h30min diárias, incluindo reprises. Hoje, a TVE permanece no ar durante 19h. A emissora produz atualmente 18 programas com conteúdo local, ficando atrás apenas da TV Brasil, TV Cultura (SP) e TV Ceará. No Rio Grande do Sul, a TVE se destaca como maior produtora de conteúdo regional.

Acesse aqui o material com as ações realizadas pela Fundação em 2012.

Texto: Anahy Metz
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

-Via http://www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário