segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Solidariedade (IV)


O Boqueirão Online: 'Talvez este seja o final de um ciclo - e o início...

O Boqueirão Online: 'Talvez este seja o final de um ciclo - e o início...:  *CRÍTICA & AUTOCRÍTICA - nº 90  -  'NA CASA CIVIL' -  Trecho da Coluna C&A  - n° 71, de 24/04/2011  - (...) 



Por Vulmar Leite*

Li, há pouco, no blog O Boqueirão Online, editado pelo santiaguense Júlio Garcia, quadro histórico e fundador do PT na nossa comunidade, a informação de que foi exonerado da subchefia administrativa da Casa Civil do Governo do Estado. A mim não cabe emitir juízo de valor aos fatos narrados pelo conterrâneo e, muito menos, sobre as razões que levaram o governador Tarso Genro a tomar esta decisão. Mas, como cidadão santiaguense e conhecedor da capacidade e comprometimento do Júlio com a nossa terra, não posso deixar de lamentar o ocorrido, pois a presença de Júlio Garcia tem importância estratégica para nossa cidade e região, e sua saída implica em que não podemos mais contar com um representante local no centro de decisões da estrutura de governo.

Sabidamente, a ocupação de postos no governo sempre leva em conta a representatividade política das diferentes regiões do nosso Estado, no sentido de se estabelecer um equilíbrio na formulação e execução da políticas públicas, de tal forma que se evite o favorecimento de algumas regiões, em detrimento de outras. A presença do Júlio Garcia na Casa Civil era uma garantia de que os pleitos demandados por nossa região mereceriam o devido acompanhamento, não a de um servidor que atua em estrita observância aos rituais burocráticos, mas a de um agente público que tem o olhar de quem sabe e conhece as reais e mais urgentes necessidades de seus representados, possibilitando, dessa forma, obter maior resolutividade nos processos que tramitam no âmbito governamental.

Não tenho dúvida de que o advogado Júlio Garcia seria muito bem acolhido na sua terra natal, pois há muito o que fazer e promover para melhorar a qualidade de vida e a criação  de oportunidades de trabalho para a nossa gente. Homens e mulheres experientes, com raízes inquebrantáveis na terra natal e com visão de estado são indispensáveis e devem sempre serem acolhidos, festejados e reinseridos rapidamente na vida da comunidade, quando do seu retorno, pois muito têm para contribuir com o desenvolvimento local e regional.

*Vulmar Silveira Leite (foto) é Engenheiro Agrônomo; foi Secretário de Estado da Reforma Agrária do RS;  foi prefeito de Santiago/RS. 
...
-Artigo postado originalmente no 'Blog do Vulmar Leite' 

http://blogdovulmarleite.blogspot.com.br/

5 comentários:

  1. Caro amigo Vulmar,fiquei muito honrado e sensibilizado pelas palavas gentis, elogiosas e pela solidariedade manifestada.
    A admiração e o respeito é recíproco.
    Em breve estarei aí para prosearmos...e tomarmos um mate!
    A luta segue.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. (...) AGORA TOMO CONHECIMENTO DA DEMISSÃO DO JÚLIO GARCIA DA CASA CIVIL.
    CONHEÇO O JÚLIO DESDE MENINO. ESSE SEMPRE TEVE POSIÇÃO. TEVE LADO DEFINIDO. FOI E É HOMEM O TEMPO TODO. NÃO SE UTILIZA DE SUBTERFÚGIOS NEM DE MARGINAIS PARA AGREDIR ADVERSÁRIOS. (...)

    LEUDO COSTA
    http://leudocosta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Como amigo, santiaguense e membro do PT a mais de 30 anos, uno-me aos demais companheiros que manifestam suas opiniões a respeito deste ato, que até o momento não compreendi. Julio Garcia, fundador do PT em Santigo e tantos outros locais, militante ferrenho pelos ideais partidários,de repente, é exonerado de suas funções pelo simples fato de haver "necessidade" de acomodar alguém que possivelmente jamais levantou uma bandeira em favor do Partido. É muito estranho...
    O que está ocorrendo com o nosso Partido...?

    ResponderExcluir
  4. Grande companheiro e amigo Ogilson, tua solidariedade e depoimento me comovem. Grande abraço, conterrâaeo, companheiro e amigo!
    JG

    ResponderExcluir