sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

'Talvez este seja o final de um ciclo - e o início de outro...'




       *CRÍTICA & AUTOCRÍTICA - nº 90  -  'NA CASA CIVIL' -  Trecho da Coluna C&A  - n° 71, de 24/04/2011  - (...)  "Conforme havia anunciado anteriormente,  recebi  convite  para integrar o Governo Tarso, aceitei  e, com muita honra e satisfação,  tomei posse  no último dia 6 - na Casa Civil do Governo do Estado. Estou lotado junto à Subchefia Administrativa da Casa Civil, cujo Secretário é o meu ex-colega de Direito da PUC e do Movimento Estudantil (década de 80!), companheiro Carlos Pestana. A Subchefe Administrativa é a companheira advogada Emília Mazoni.  Agradeço à tod@s os amigos e companheiros pelos inúmeros e-mails e telefonemas recebidos, cumprimentando-me por minha nomeação para o governo gaúcho. Como não poderia deixar de ser, continuo sempre às ordens para ajudar a bem servir nosso Estado e, em particular, nossa Santiago e Região! "
...

* Foi uma grande satisfação ter tido a oportunidade de retornar à Casa Civil (já tinha integrado seus quadros durante o saudoso Governo Olívio Dutra, participando da equipe do companheiro e amigo Flávio Koutzii). Da mesma forma, honrado fiquei durante os 5 anos que participei do Governo Lula, trabalhando na CGTEE/Eletrobrás, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Agora, novamente, ter tido a chance de  contribuir  - juntamente com o qualificado quadro de assessores montado pelo secretário Carlos  Pestana - durante estes últimos dois anos foi de  uma importância excepcional." (...) 
...

* SAINDO DA CASA CIVIL - Mas a vida - e a política - são dinâmicas e, segundo fui informado pela chefia de Gabinete da CC, "por necessidade de Governo" , devido a compromissos firmados pelo PT com o PV e PR  (apoios) durante a última eleição na capital dos gaúchos,  tivemos que 'abrir espaços' no governo para os mesmos, sendo que minha exoneração foi assinada pelo governador Tarso Genro em  05/11/2012. Por razões que ainda desconheço, o compromisso assumido durante  reunião realizada no Palácio Piratini com o companheiro Flávio Helmann, Chefe de Gabinete da Casa Civil (de que eu iria, na sequência e sem prejuízos ser nomeado para outra função no Governo, a princípio na FDRH  - Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos -  ou em uma outra área importante da esfera governamental),  estranhamente o mesmo não foi - até o momento -  concretizado. Continuo, pois,  no aguardo...
...

* Faço esse relato em respeito aos companheiros petistas e aos companheiros dos partidos aliados, sobretudo do campo popular e democrático; aos conterrâneos, aos amigos -  sobretudo de Santiago e Região,  Porto Alegre, Canoas e Região Metropolitana, aos companheiros(as) da blogosfera (Mídia Livre) - com quem tenho um vínculo político sólido, solidário,  fraternal, militante -  e de longa data - , e que têm (legitimamente) manifestado suas estranhezas e me questionado nas últimas semanas sobre as motivações de minha recente saída do governo gaúcho - e sobre meus rumos futuros (na Política e fora dela).  Afinal, já são mais de 37 anos militando sem interrupção, 33 deles  no Partido dos Trabalhadores, participando, através dele e do movimento social,  das lutas do nosso povo (luta pela Anistia dos presos e exilados políticos, pela redemocratização do País, pela eleições Diretas, pelo fim do arbítrio representado pela famigerada Ditadura Militar...); no tempo em que ainda éramos poucos, jovens a maioria; quando então não era nada fácil ser do PT;  participando de sua organização, articulando seus sonhos, sofrendo e lamentando seus reveses iniciais ... Mas também, especialmente  nos últimos anos, vibrando e sendo partícipe das imensas vitórias do nosso povo (como se deu - principalmente - com a eleição de Olívio, de Lula, Tarso e Dilma) e que estão a mudar a face do Estado e do País; partido do qual tenho imenso orgulho de ter sido um dos fundadores; depois, candidato a vereador e a deputado federal,  dirigente municipal, regional, estadual ... e ao qual, tenho certeza, jamais decepcionei ... ou maculei. 
...

* Quanto aos meus rumos futuros, estou avaliando e maturando (tanto política quanto profissionalmente) os próximos movimentos que farei  e as decisões que, por mim, terão  que ser tomadas.  Além da possibilidade de retornar ao governo gaúcho, que está sendo também por mim avaliada (que espero seja resolvida sem mais tardar nos próximos dias), registro que tenho - para minha honra e satisfação - recebido vários convites  para continuar colaborando na esfera pública também em âmbitos municipais, mas não descarto o retorno à chamada 'iniciativa privada', na qual também tenho convites e alguns projetos em gestação (na esfera Jurídica, através de parcerias, assim como em consultorias, não descartando também a área jornalística).
....

*Talvez este seja apenas o final de um ciclo - e o início de outro.  Não descarto também um 'retorno às origens' (Santiago)), pois acalento, já há algum tempo, a possibilidade de voltar à 'querência natal', transferindo inclusive meu domicílio eleitoral, sem prejuízo de manter vínculos profissionais na capital e região metropolitana.  Decisão essa que tornarei pública nos próximos dias, através deste e de outros espaços midiáticos onde interajo.
...

*'Caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao caminhar'. (Antonio Machado) .
   ...

    *Aproveito, por fim, para desejar à todos os leitores,  companheir@s, conterrâne@s e  amig@s um 2013 cheio de conquistas, alegrias e realizações.   (por Júlio Garcia, especial para 'O Boqueirão Online').

4 comentários:

  1. Camarada, companheiro, amigo Júlio,
    Tua ausência na esfera de governo é uma lástima. Mas como já te disse e repito, às vezes, abrem-se novos caminhos, como foi o mesmo caso depois da derrota à Câmara aqui em Poa.
    Em qualquer pouso, retiro, lugar, saiba que estaremos muito perto pela amizade, camaradagem e relação política de confiança.
    Adeli Sell
    adeli13601@gmail.com
    99335309

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo e cda Adeli Sell, é uma hora tê-lo como amigo e companheiro de lutas - e já fazem mais de trinta anos isso, hem?!
    Muito obrigado p/palavras ... e pela solidariedade.
    Um grande abraço!!
    A luta segue!
    Júlio Garcia

    ResponderExcluir
  3. Li, há pouco, no blog O Boqueirão Online, editado pelo santiaguense Júlio Garcia, quadro histórico e fundador do PT na nossa comunidade, a informação de que foi exonerado da subchefia administrativa da Casa Civil do Governo do Estado. A mim não cabe emitir juízo de valor aos fatos narrados pelo conterrâneo e, muito menos, sobre as razões que levaram o governador Tarso Genro a tomar esta decisão. Mas, como cidadão santiaguense e conhecedor da capacidade e comprometimento do Júlio com a nossa terra, não posso deixar de lamentar o ocorrido, pois a presença de Júlio Garcia tem importância estratégica para nossa cidade e região, e sua saída implica em que não podemos mais contar com um representante local no centro de decisões da estrutura de governo.

    Sabidamente, a ocupação de postos no governo sempre leva em conta a representatividade política das diferentes regiões do nosso Estado, no sentido de se estabelecer um equilíbrio na formulação e execução da políticas públicas, de tal forma que se evite o favorecimento de algumas regiões, em detrimento de outras. A presença do Júlio Garcia na Casa Civil era uma garantia de que os pleitos demandados por nossa região mereceriam o devido acompanhamento, não a de um servidor que atua em estrita observância aos rituais burocráticos, mas a de um agente público que tem o olhar de quem sabe e conhece as reais e mais urgentes necessidades de seus representados, possibilitando, dessa forma, obter maior resolutividade nos processos que tramitam no âmbito governamental.

    Não tenho dúvida de que o advogado Júlio Garcia seria muito bem acolhido na sua terra natal, pois há muito o que fazer e promover para melhorar a qualidade de vida e a criação de oportunidades de trabalho para a nossa gente. Homens e mulheres experientes, com raízes inquebrantáveis na terra natal e com visão de estado são indispensáveis e devem sempre serem acolhidos, festejados e reinseridos rapidamente na vida da comunidade, quando do seu retorno, pois muito têm para contribuir com o desenvolvimento local e regional.
    Vulmar Silveira Leite
    via blog http://blogdovulmarleite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. JÚLIO GARCIA disse...
    Caro amigo Vulmar,fiquei sensibilizado pelas palavas gentis, elogiosas e pela solidariedade manifestada.
    A admiração e o respeito é recíproco.
    Em breve estarei aí para prosearmos...e tomarmos um mate!
    A luta segue.
    Grande abraço!
    Júlio Garcia

    ResponderExcluir