segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Disputa voto a voto entre Ary Vanazzi e Jairo Jorge na eleição do PT-RS



Porto Alegre/RS - Seiscentos e quarenta e quatro votos: essa era a diferença que separava Ary Vanazzi de Jairo Jorge na sexta apuração parcial do segundo turno do Processo de Eleições Diretas 2013 do PT para definir a nova direção estadual do partido. Divulgada já na madrugada desta segunda-feira, a sexta parcial apontou o ex-prefeito de São Leopoldo na frente com 14.305 votos e o atual prefeito de Canoas em segundo lugar, com 13.661 votos. Esses números correspondem à apuração de 300 municípios.

Segundo a Comissão Eleitoral do PT-RS, até o final da noite de domingo, 48 municípios ainda não haviam enviado as atas de apuração e os boletins de urna. Outras 17 cidades, que enviaram os resultados em formatos diferentes do dos documentos oficiais foram lançadas em planilhas paralelas. Após divulgar o último boletim parcial do domingo, a Comissão Eleitoral anunciou que o resultado oficial será feito nesta segunda-feira, às 14 horas.

Em Porto Alegre, Rodrigo Oliveira venceu o segundo turno com 1214 votos, contra Nelci Dias que fez 856 votos. O novo presidente do PT da capital é da tendência Movimento PT e contou com os apoios da Unidade e Luta e do Socialismo 21 (liderada por Jairo Jorge). Nelci Dias é da Democracia Socialista e contou com o apoio das tendências  PT Amplo e Democrático, Articulação de Esquerda e Esquerda Democrática.

A apuração estadual, que iniciou após o encerramento das urnas, às 17 horas, foi tensa e marcada por uma disputa voto a voto. Nos três primeiros boletins parciais, Ary Vanazzi saiu na frente, mas foi ultrapassado por Jairo Jorge na quarta parcial. Na quinta parcial, totalizados mais de 23 mil de um total aproximado de 30 mil votos, o prefeito de Canoas aparecia na frente por apenas 13 votos. Na sexta parcial, divulgada já na madrugada de segunda, Vanazzi havia retomado a dianteira. Nas redes sociais, apoiadores das duas candidaturas travavam intensa disputa anunciando a vitória de seus respectivos candidatos.

O novo presidente do PT gaúcho assumirá o cargo no dia 10 de dezembro no lugar de Raul Pont e terá como tarefa principal comandar o partido na campanha para a reeleição do governador Tarso Genro e da presidenta Dilma Rousseff, no Rio Grande do Sul em 2014.

Ary Vanazzi, da Articulação de Esquerda, conta com o apoio das tendências Democracia Socialista, PT Amplo e Democrático, Esquerda Democrática, PT de Luta e de Massas e Unidade Popular Socialista {mais militantes independentes}. Já Jairo Jorge, do Socialismo 21, tem o apoio das tendências Movimento PT, Unidade e Luta Democrática e Esquerda {e independentes}.

*Por Marco Aurélio Weisheimer, do Sul21  http://www.sul21.com.br

(Edição final e grifos deste blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário