quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mais seis médicos cubanos chegam a Canoas/RS


Programa Mais Médicos já trouxe nove profissionais para o município da Região Metropolitana de Porto Alegre

Canoas/RS  - Os seis novos médicos vindos de Cuba foram apresentados nesta terça-feira durante evento no auditório da Prefeitura. Eles atenderão de segunda a sexta-feira, por oito horas diárias, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Guajuviras, Harmonia, Rio Branco e Mathias Velho, e ajudarão a fortalecer a Estratégia de Saúde da Família (EFS) na cidade.

A equipe chega por meio do programa Mais Médicos, do governo federal, após convênio com a ilha caribenha. Outros três clínicos brasileiros já atuam na cidade desde setembro.

O prefeito Jairo Jorge (PT) destacou que o Brasil ainda possui indicadores de saúde abaixo de países como a vizinha Argentina. “Nosso País precisa de médicos. Há uma visão de mercado sobre a saúde que precisa ser enfrentada”, afirma. “Os médicos cubanos deixam o País de origem para ajudar a cuidar da nossa saúde.”

Entre os médicos vindos de Cuba está Magali Fernandez Martí, de 51 anos, nascida em Havana. “Já trabalhei por quatro anos na Venezuela. O mais difícil é deixar marido, duas filhas e duas netas lá”, destaca. A permanência dela no Brasil está prevista para três anos. “Já tive curso de português. Não teremos problema em nos comunicar com os pacientes.”

A especialista em medicina integral Dorina Ochoa, 42 anos, tem experiência internacional. Trabalhou quatro anos e meio na Venezuela e cinco meses no Paquistão. Sabe lidar com diferenças culturais, climáticas e de idioma. Para ela, os programas de atenção básica brasileiros, principalmente em relação ao atendimento de mulheres, idosos e bebês, são semelhantes aos cubanos: "Gosto de trabalhar e ajudar a melhorar a saúde de outros países. O sistema de saúde do Brasil é muito organizado, e quero auxiliar com a minha experiência."

*Via Diário de Canoas e ZH - (Foto ilustrativa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário