quarta-feira, 23 de outubro de 2013

CUT é homenageada na Câmara de Canoas (RS) pelos 30 anos de história



Canoas/RS - Por proposição do vereador Ivo Fiorotti (PT), a Câmara de Canoas prestou homenagem durante a sessão desta terça-feira, 15, pelos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores. Compuseram a mesa o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, Paulo Chitolina e a secretária geral da CUT, Simone Goldschimidt, que fizeram uso da palavra em nome da Central. Também estiveram presentes Rosimar Vieira, representando o deputado Nelsinho Metalúrgico, Luiz Volnei (Zoca), representando o deputado Marco Maia, o secretário adjunto da Secretaria de Relações Institucionais e Monitoramento, Célio Piovesan, o presidente da UAMCA, Alcindo Pereira, o jornalista Geraldo Musykant e os sindicalistas Marco Antônio Leal, Antônio Munari e André Soares.

Durante a homenagem, o vereador proponente, Ivo Fiorotti, saudou os presentes e fez breve resgate histórico, recordando o dia 28 de agosto de 1983, o evento de fundação da CUT e que dois dias depois, a central sindical realizou uma das maiores mobilizações da classe trabalhadora. O vereador salientou que diante de uma favorável situação política, social e econômica do país, muitos jovens de hoje não fazem ideia do que foram os tempos difíceis e quanta luta e mobilização foi preciso para defender os direitos da classe trabalhadora. Fiorotti falou das dificuldades do movimento sindical durante a ditadura militar, seguida de crise em todo o país. Neste contexto, a CUT começou sua caminhada defendendo a liberdade e a democracia, combatendo ao arrocho salarial e o desemprego, e a defesa da reforma agrária. 

No resgate histórico, Fiorotti lembrou diversos nomes, entre eles o senador Paulo Paim, o ex-presidente Lula, a presidenta Dilma e diversos ministros e lideranças nacionais. Também destacou que a CUT possui hoje 3.806 entidades filiadas. O vereador salientou que diante de uma grande história como a da CUT e toda a sua importância para a sociedade brasileira, “esta Casa não poderia deixar de prestar esta homenagem”

A secretária-geral da CUT, Simone Goldschimidt, falou em nome da central e destacou a participação das mulheres na direção da CUT e o empenho em promover a atuação da mulher na política e nos movimentos sociais e populares. Paulo Chitolina destacou a importância da CUT para om país e suas transformações ao longo dos últimos anos. Baseada em princípios de igualdade e solidariedade, seus objetivos são organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.

*Fonte: sítio da CUT Nacional, com assessoria de comunicação do vereador Ivo Fiorotti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário