quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O discurso de “alternativa à polarização” e a história recente da política gaúcha

`A história recente da política gaúcha tem alguns exemplos de táticas eleitorais bem sucedidas que misturaram o discurso “alternativa à polarização” com o de “fazer melhor”, sem implicar grandes novidades programáticas.`
CLIQUE AQUI  para continuar lendo a interessante postagem do jornalista  Marco Weissheimer, do Sul21

Um comentário:

  1. Não sei se tem a ver mas a figura do gaúcho ai, mateando, refletindo, me lembrou assim de relancino o pessoal bom da bancada ruralista no Congresso!
    Estão tão por cima da carne seca que nem dão bola para os recados das ruas. Eles têm mais de 1/3 dos congressistas. Mandam e desmandam. Aliás, não é de hoje, sempre foi, não é mesmo? As tais de 'forças ocultas' do Jânio. Ou as forças misteriosas que levaram o Getúlio ao suicídio. E o Jango então? Eles são meio avessos à tal democracia. Constituiçã? Só a parte que lhes interessa.
    Ontem mesmo, em sessão na Câmara, mostraram sua força, seu atraso e sua arrogância. Em que pese a Constituiçã proteger os índios e suas terras, os latifundiários e seus lacaios querem tomá-las. Ou pela lei, ou pelos capangas de aluguel, claro.
    Mas Heinz? E aquele "nosso" deputado? Sempre na nossa defesa. Honrando os 16.000 votos conquistados no boqueirão (na próxima deverá obter uns 30.000).
    Como eu dizia, o "nosso" deputado federal em Brasília, honrando a valentia, a macheza, a leveza e o jogo da cintura, saltou do pingo e saiu nos tapas com outro deputado que defendia os índios.
    Mas não é lindo isto? Não é cativante e singelo um representante desta naipe superior?
    Desafiou o outro a irem "lá prá fora", resolverem as divergências.
    Ou será que desafiou para um duelo?
    Mas oigaletchê porqueira ......
    Sou de São Borja, tchê. Terra do Getúlio. Do Jango. Do Tarso. Terra adotiva do Brizola!
    Acho que todos eles (com exceção do Tarso, claro), devem estar se revirando em seus respectivos túmulos, tchê!

    ResponderExcluir